sábado , maio 11 2024
PLANTÃO NF
Você está aqui: Capa / Noticias / O futebol de Ponta Grossa e os 100 anos do Operário

O futebol de Ponta Grossa e os 100 anos do Operário

A cidade de Ponta Grossa, sempre teve o reconhecimento de pessoas de todo o estado do Paraná no que se refere à prática do futebol

 

A cidade de Ponta Grossa, sempre teve o reconhecimento de pessoas de todo o estado do Paraná no que se refere à prática do futebol. No ano de 1923, o Operário Ferroviário teve seu primeiro vice-campeonato paranaense, registrando assim o primeiro grande feito de um time ponta-grossense no certamente estadual.

O ápice dos times princesinos deu-se entre fins da década de 20 e 30. Entre 1928 e 1937, Operário, Olinda, Nova Rússia e Guarani se revezaram em 2º lugar no certame estadual, acumulando assim, 10 vices-campeonatos paranaenses para a cidade. É interessante notar que Ponta Grossa já teve 4 times profissionais de futebol em período concomitante, numa época em que a cidade não possuía uma dinâmica econômica notável, como tem nos dias atuais.

Deste período em diante, somente o Guarani em 1956 e o Operário em 1958 e 1961 conseguiram um vice-campeonato. Portanto, são aproximadamente 41 anos que Ponta Grossa não tem um time disputando diretamente o título do campeonato paranaense.

Nos últimos anos, tentativas de colocar um novo time na cidade não deram certo. A Pontagrossense na década de 1970 e o Ponta Grossa Esporte Clube mais recentemente, são exemplos de times que surgiram e desapareceram de forma repentina: Para estes, faltou a alma, o espírito de uma equipe como o Operário, que tem raízes históricas e uma relação forte com a população local e até mesmo regional.

Exemplo disso são os inúmeros torcedores que se deslocam de Carambeí, Castro, Palmeira, entre outros municípios vizinhos que freqüentam o estádio Germano Kruger em Ponta Grossa para assistir aos jogos do Fantasma.

Com o retorno do Operário ao futebol profissional na década de 2000, a cidade vê somente neste time a esperança de que Ponta Grossa possa novamente reaparecer com força no cenário estadual. Infelizmente no ano de seu centenário o time não fez uma grande campanha, terminando o certame em posição intermediária. A apaixonada torcida, mais uma vez ficou na expectativa de comemorar um título estadual, algo que ainda estava vivo até a antepenúltima rodada do segundo turno.

Porém, uma programação diversificada com diversos eventos esportivos e culturais foi elaborada pela diretoria do alvi-negro de Vila Oficinas, com vistas à comemoração de seu centenário.

Ao glorioso Operário Ferroviário Esporte Clube, que tem sido matéria de reportagens divulgadas nacionalmente, objeto de estudos científicos realizados nas universidades e amor incondicional de milhares de pessoas, registra-se aqui os Parabéns pelos seus 100 anos. Que venham mais 100 e, de preferência, administrados de forma profissional e sempre respeitando a nação operariana.

Fonte: Isonel Sandino Meneguzzo – JM News

Sobre Marcio A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top
Free Web Hosting